sexta-feira, 27 de março de 2015

ACADEMIA DE MARINHA - CONVITE

1 comentário:

Paulo disse...

Ex.mº Sr. Ten.-Coronel Brandão Ferreira:

Por ocasião dos 600 anos da tomada de Ceuta pelos Portugueses, acção militar que constituiu o ponto de partida para a nossa afamada expansão marítima,
muito estranho que não haja comemorações oficiais de monta.

Desse silêncio desesperante sobressai pelo menos a iniciativa, de que só agora tomei conhecimento por aqui, da Academia da Marinha e para a qual e muito justamente foi V. Exª convidada como orador!

Já há algum tempo que eu vinha a cogitar a possibilidade de lhe lançar um desafio relacionado com uma comemoração desses 600 anos, e agora, vendo esta iniciativa, refreio-me com satisfação por já não ser necessário.

Porém, essa Academia ainda fica um pouco longe do outro foco, que é o Porto, que também merecia uma qualquer ocorrência, nem que não seja pela importante contribuição que a cidade deu no esforço de guerra e de logística!

Foi devido ao fornecimento das carnes para o contingente militar e do consequente sacrifício das gentes no consumo das sobras, que lhes surgiu a designação de "Tripeiros".

Por isso, eu considero que seria justa a organização duma qualquer comemoração ou apresentação nesta cidade, e nesse sentido eu lanço-lhe o desafio de "arrastar" a Academia da Marinha para uma 2ª apresentação.

Com os meus cumprimentos,

Paulo Lopes
PORTO