domingo, 9 de junho de 2013

Amigos de Olivença estarão em Elvas a 10 de Junho para relembrar "litígio"

O Grupo dos Amigos de Olivença vai estar presente nas comemorações do Dia de Portugal, que decorrerão na segunda-feira em Elvas, para relembrar que é necessário resolver o "litígio" transfronteiriço que envolve Olivença, concelho espanhol.

"Sustentando publicamente a posição político diplomática do nosso país, o Grupo vem relembrar a urgência da discussão e resolução da questão de Olivença com a natural retrocessão do território a Portugal", refere aquela organização em comunicado.

Esta associação, que defende a devolução do território de Olivença ao Estado português, estará nas comemorações do 10 de Junho, na cidade vizinha de Elvas, para "dar o mais relevo possível ao litígio que urge resolver".

"O reencontro de Olivença com Portugal, sendo uma promessa por cumprir, é um desafio que importa sem demora realizar", destaca, em comunicado o Grupo dos Amigos de Olivença.

Na nota apela-se ainda aos portugueses para que no dia 10 de Junho pensem nos "habitantes de Olivença" que "continuam a defender corajosamente a sua cultura e a língua portuguesas".

Este ano, o Presidente da República, Cavaco Silva, designou a cidade de Elvas para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho.

Esta é a segunda vez que, durante a presidência de Cavaco Silva, o palco do Dia de Portugal é uma cidade do interior do país, depois de, em 2011, o chefe de Estado ter designado Castelo Branco como sede das comemorações oficiais.
 

Sem comentários: