segunda-feira, 16 de julho de 2012

ÚLTIMAS DA DEFESA (III)

Aviso: cada vez que S. Exª o PM e, ou, o MDN visitam uma unidade militar, é prenúncio de más notícias…

    Recomendo uma visita ao cemitério dos Prazeres (raio de nome). Desta feita não em romagem fúnebre, mas em turismo, pois há muito que ver.
    Encurtando razões, entre muita monumentalidade funerária, merece a pena deter-nos junto à campa do extraordinário soldado que foi Mouzinho de Albuquerque. Mora na rua 16.
    Não tem o túmulo qualquer magnificência, nem tal é necessário aos grandes homens. Mas vale pela meditação do que foi a sua vida. A sua última morada é simples e digna, mas devia estar estimada e bem arranjada. Se a família (a existir) disso não se encarrega, não ficaria mal ao Exército fazê-lo, nomeadamente à sua Arma de Cavalaria, de quem Mouzinho é o justo patrono. Aguarda-se que haja a coragem e a lucidez de, um dia, se transladar o seu corpo e de sua mulher para o Mosteiro da Batalha, como seria de pertinente justiça.
*****
    O fundo de pensões afunda-se. Aplica-se aqui o célebre ditado que reza “o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”. Os que para ele descontam não têm culpa do que se tem sucedido e a solução não passa, certamente, por o extinguir…
    Um telefonema de Belém para S. Bento parece ter desbloqueado a suspensão do seu pagamento referente a Maio e Junho. Nada se sabe, porém, quanto ao futuro, a não ser que o governo contratou, ao que corre, uma firma de advogados para estudar o assunto, por um preço exorbitante…
    A ser verdade, tal iniciativa nem consegue ser adjectivável!
*****
    O grupo de trabalho presidido pelo Dr. Marçal Grilo – como se sabe, um reconhecido especialista em estabelecimentos militares de ensino (!) – está a encaminhar as coisas para serem encerrados o Instituto de Odivelas e os Pupilos do Exército, concentrando tudo no Colégio Militar - como irão passar a chamar a tal coisa?
     É pena ver tantas pessoas capazes e inteligentes sobrelevarem os números (neste caso os cifrões), a tudo o resto.
    Tentar juntar os três colégios é o mesmo que querer fazer uma omelete com ovos cozidos!
    Existem dúzias de escolas secundárias C+S – designação horrível que substituiu o termo distinto “liceu” – que podem fechar, mudar, fundir-se, etc., sem que algum mal ao mundo sobrevenha. Pois, não senhor, decidiram embirrar com três das instituições de ensino mais antigas (e ilustres) do país e cujo ensino é singular, a vários títulos, e foi sempre de qualidade!
    Que se há - de fazer com estes novos “bárbaros políticos”, que têm vindo a destruir tudo o que é verdadeiramente importante para o Estado/Nação que somos e que, sem embargo, funciona!?
*****
    Alguém consegue explicar porque é que vamos gastar mais um milhão de euros a manter tropas no Afeganistão – quando todos os ratos estão a abandonar o navio – e a arriscar a vida de mais de uma centena de militares, num buraco daqueles, para onde nunca exportaremos sequer um pastel de nata?
*****
    As promoções nas FAs marcam passo (parece até, que foram ao último Conselho de Ministros e voltaram para trás). O pessoal está, aparentemente, conformado. Pior para eles. Estão de castigo, portaram-se mal...
     Verão que os pilotos da TAP ainda vão ficar com direito a 20% da privatização da companhia – se é que alguém lhe pega. Têm-se portado bem!
*****
    Sem nunca se ter cumprido qualquer dos Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional (CEDN) aprovados após o início da III República, determinou S. Exª o MDN que o documento em vigor fosse revisto. Já faz parte da tradição: não há ministro que entre que não veja logo necessidade na mudança! Parece que o país muda de sitio e de população cada vez que um novo inquilino toma posse….
     Trata-se, normalmente, de um arroto de personalidade que serve para camuflar mais um qualquer adiamento na Lei de Programação Militar e de justificação para se dar mais uma facada na Instituição Militar.
    Para a coisa ter impacto mediático e um peso institucional convida-se, com modesto aparato, uns nomes sonantes para constituírem um grupo de “sábios”, a fim de alinhavarem umas doutas opiniões. Os ilustres prestam-se ao sacrifício verificando-se que à parte alguns personagens, todos têm convivido sem grandes engulhos com o sistema político-partidário que nos levou ao actual desastre, salvo um ou outro pio cordato.
    Como são 27 (!) existe a esperança de que, ao fim de três meses, tenham alinhavado três parágrafos…
     No fim, uns betinhos ainda em idade de usar bibes pegam, possivelmente, num documento previamente preparado, polvilham-no com umas ideias veiculadas pelos tais “sábios” e dão-lhe um ar muito democrático, certinho e abrangente. Justamente para que servindo para tudo, acabe consequente em nada.
     E com o actual acordo ortográfico já nem um português decente lhe conseguem emprestar.
*****
     S. Exª Reverendíssima o Bispo Torgal – que tendo deixado de ser Capelão - Mor das Forças Armadas e de Segurança, continua Bispo das mesmas, tendo relegado, na prática, o actual capelão – mor à função de director do “Centurião” (jornal da capelania) – continua com as suas diatribes oratórias, mais próprias de um jovem maoísta descabelado do que de um purpurado, potencial, da Santa Madre Igreja.
    Passou a fazer par com o camarada, “actor”, Otelo: quando abrem a boca a gente treme…de vergonha.
    Nada viria de mal ao mundo se eles só se envergonhassem a si próprios, mas envergonham toda a IM e o Sr. Bispo, ainda, a Igreja.
    Arriscam-se a ser salvos, porém, pelo Dr. Mário Soares, cujo aparente estado de senilidade militante, nos arrepia a todos.
   O bom do Presidente Tomás deve sorrir, lá do etéreo assento onde repousa.
    Deus tarda, mas não falta.

1 comentário:

Anónimo disse...

por Sérgio Lavos

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) revelou nesta terça-feira que está a investigar a intervenção de alguns dos assessores financeiros do Estado nas privatizações da REN e da EDP, uma investigação que teve origem no processo “Monte Branco”. (...)



No mesmo comunicado, o DCIAP avançou que, com as mesmas, “pretende esclarecer e investigar a intervenção e conduta de alguns dos assessores financeiros do Estado nos processos de privatização da REN e EDP”. (...)



O Diário Económico avançou na segunda-feira, na sua edição online, que o DCIAP e a Polícia Judiciária (PJ) estiveram na última sexta-feira nas instalações do Caixa BI, onde apreenderam documentos relacionados com processos de privatizações, acrescentando mais tarde que a Parpública também foi alvo de diligências por parte das autoridades. Já oJornal de Negócios, também na edição online, noticiou que as averiguações se estendiam ao BESI, que confirmou as diligências.



Os jornais económicos referiram desde logo que estas buscas estão relacionadas com as operações de privatização da EDP e da REN e que as diligências, que também envolverão, segundo uma das publicações, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), terão tido origem numa denúncia feita sobre indícios de tráfico de influências.*



“Há jogos atrás da cortina, habilidades e corrupção. Este Governo é profundamente corrupto nestas atitudes a que estamos a assistir” - D. Januário Torgal Ferreira, 16/07/2012.

Com os meus cumprimentos...Talhinhas